Powered By Blogger

domingo, 22 de dezembro de 2013

Experimentando na Cozinha | Gnocchi de mandioca à bolonhesa

Texto e fotos: Helena

Fazer um gnocchi caseiro para muitos pode ser uma árdua tarefa se o ingrediente principal - a batata - não for adequado. Se não for aquela mais sequinha - batata asterix red - pode se tornar um pesadelo tamanha a quantidade de farinha que você pode vir a utilizar pra deixar a massa no ponto.

Por incrível que pareça, existem tantos tipos de batatas, e uma pode ou não ser adequada para determinados tipos de pratos. Se você quiser saber mais, existe até uma associação que fala TUDO sobre batatas. É a Associação da Batata Brasileira. Nesse site, além de você ficar sabendo tudo sobre esse delicioso tubérculo, você vai aprender diversas formas de usá-las para deixar seus pratos mais gostosos, e com a batata certa. É batata!


Embora eu aprecie pratos com batata, eu larguei mão de fazer gnocchi com elas exatamente pelo grau de dificuldade em achar o ponto certo da massa, sem que ficasse pesada por causa da farinha.

Eu já fiz gnocchi de mandioquinha, e achei bem mais fácil de trabalhar do que a batata. Mas com a mandioca, a história é outra. A massa é fácil de manusear, não gruda, e a quantidade de farinha é quase zero! Cabe agora escolher entre a mandioca branca ou a amarela.

A mandioca que eu usei para o prato de hoje, foi a amarela, comprada na feira, que já vem descascada e limpa. Usei farinha integral na massa.

E foi assim...

  • 1 quilo de mandioca
  • Sal a gosto
  • Cozinhe na água fervente e com sal a gosto (eu cozinhei num caldo de frango que eu mesma fiz). Passe pelo espremedor.
  • A seguir, acrescente a farinha de trigo comum ou integral (nem precisa muito como no caso da batata) e sal a gosto
  • Sove a massa até não grudar. Vá acrescentando farinha até chegar nesse ponto
  • Numa superfície enfarinhada, pegue porções da massa, vá fazendo rolinhos e corte com a faca
  • Ferva uns 2 litros de água com sal a gosto. 
  • A seguir, abaixe o fogo e vá colocando as bolinhas aos poucos até que eles subam à superfície. 
  • Retire com uma escumadeira e vá colocando no escorredor. 
O molho? Eu fiz um bolonhesa, mas vai bem com qualquer um: branco, pesto de manjericão...


Cozinhei o gnocchi em água fervente com caldo de frango que eu mesma fiz...


O molho bolonhesa também feito por mim. Um único senão, é que usei tomates pelados (sem tempero algum (leia-se glutamato monossódico).




E um italiano pra harmonizar...


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...