Powered By Blogger

domingo, 1 de setembro de 2013

Experimentos Gastronômicos: Caquinhas de Siri


Experimentos de Viagens é também experimentos gastronômicos! 

Fazer comidinhas é também um dos meus maiores prazeres. Além de comer, eu também gosto de me aventurar em fazer pratos. Não tenho pretensão alguma de ser um "chef". No entanto, penso que se eu tivesse descoberto antes o gosto pelas panelas, eu até pensaria em mudar de rumo. rs. Mas quando eu decido me aventurar  - modéstia à parte - consigo surpreender!

Não sigo todas as receitas à risca. Algumas receitas eu adapto e substituo alguns ingredientes, principalmente se a receita pede caldos de carne/frango industrializados. Além disso, eu também acabo incluindo alguns temperos que amo (se harmonizar) como tomilho, ervas finas, manjericão, alecrim...

Percebo a dimensão desse prazer, quando vou às livrarias e fico folheando e compro livros de culinária, ou quando fico tentada à fazer as receitinhas dos Homens Gourmet, do canal Bem Simples (por influência do Edu), ou as delícias preparadas pela patota do canal GNT, Jamie Oliver, Nigella Lawson e Olivier Anquier... 

Bem, livros de receitas e programas à parte, o meu mais recente experimento gastronômico foi caquinhas de siri.


Sempre que tenho oportunidade, compro carne de siri congelada no Mercado de Peixes, em Santos, na Baixada Santista. Ali, você encontra uma grande variedade de peixes, frutos do mar, crustáceos... e detalhe, tudo fresco!


Eis a receita - adquirida no próprio box que comprei a carne de siri - super fácil de fazer. 

Quer surpreender seus convidados? Tá aí um pretexto. Fez em grande quantidade como eu fiz? Congele e surpreenda novamente!

Ingredientes
  • 1 kilo de carne de siri
  • 2 a 3 colheres de azeite de oliva
  •  4 tomates maduros picados (sem pele e sem sementes)
  • 1 vidro de leite de côco
  • 1 colher de sopa de azeite de dendê
  • 2 cebolas grandes picadas
  • Sal e pimenta a gosto
  • Salsinha e cebolinha
  • Farinha de trigo (o suficiente para dar o ponto, que deve ser cremoso)
  • Queijo ralado e farinha de rosca para gratinar
  • Conchas para serem recheadas
Modo de preparo

Aqueça o azeite e frite a cebola. Acrescente a carne de siri e deixe refogar por 10 minutos. Misture de vez em quando. Junte os tomates picados e deixe cozinhar por 20 minutos. Acrescente o leite de côco, o sal, a pimenta, o azeite de dendê e deixe apurar. Tire do fogo, coloque a farinha de trigo aos poucos, volte ao fogo e continue mexendo até parecer o fundo da panela. 
Desligue o fogo e acrescente a salsa e a cebolinha.
Encha as casquinhas, polvilhe com o queijo ralado misturado com a farinha de rosca. Leve a forno para gratinar.


O Mercado de Peixe de Santos fica na 
Praça Gago Coutinho s/nº - Ponta da Praia, 
o lado do Ferry Boat para o Guarujá

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...